Sono - Qualidade ou quantidade?

Espaço Metamorphoses

sono, como é de conhecimento geral, é um fator importantíssimo para a nossa qualidade de vida, no entanto continua a ser algo que poucos têm em consideração! Uma das questões mais relevantes é a qualidade do sono, pois, esta é essencial para conseguirmos um equilíbrio no nosso bem-estar, melhorando significativamente a saúde física, mental e espiritual. Assim, o facto de dormir muitas horas nem sempre se traduz num sono reparador, portanto, é mesmo muito importante garantir a qualidade do sono durante o tempo que o fazemos.

Hoje em dia vivemos tudo a uma velocidade incrivelmente absurda, o que "obriga" a que o ser humano esteja em alerta e em constante atualização a toda a hora, e que na maioria das vezes não se coaduna com os padrões de descanso necessários para que consigamos estabelecer e acalmar, até mesmo a homeostasia começa a ficar comprometida e isso afeta radicalmente a qualidade do sono. Dentro deste assunto, algumas das grandes questões que o ser humano coloca são:

1 - Como contrariar e contornar o que te "rouba o sono"?

2 - Como a minha vida pode mudar para melhor se dormir melhor?

3 - O que posso fazer para tornar o meu sono mesmo reparador?

4 - Será que dormir muito é suficiente?


Agora deixamos algumas sugestões úteis:

- 1ªs regras de ouro --> mantém o equilíbrio no teu dia-a-dia (trabalho, ócio, exercício físico, alimentação).

- Muita atenção às exceções, ou seja, tudo o que implique sair muito das rotinas, as festas, noitadas e afins.

- Nunca forces o tempo para dormir. Se acordas-te e não consegues voltar, não lutes contra isso. - Mantém uma cadência bem vincada quanto aos horários de deitar e levantar.

- Regra platina --> O ambiente onde se dorme é fulcral. O mesmo deve ser limpo, tranquilo, com o mínimo de ruído, odores, preferencialmente não deve ter recursos tecnológicos (tv, telemóvel ou outros similares) e a temperatura deve ser o mais confortável possível.

- Substitui progressivamente algum tempo que dedicas à televisão, redes sociais e afins por leitura. Lê, nem que sejam jornais, mas lê.

- Começa a "olhar" para o sono como um dos pilares para uma excelente qualidade de vida e respeita-te.

- Caso o sono seja para ti uma "tormenta" ou se vires que começas a ter dificuldades, não hesites, nem tenhas problemas em pedir ajuda profissional. Essa ação na altura certa é essencial para que o problema não escale mais.

Tem em atenção que somos todos diferentes, todos temos um metabolismo diferente, um ciclo de vida diferente, rotinas diferentes, portanto, por esta ou aquela pessoa se dar bem com um sistema, não quer dizer que te adaptes bem ao mesmo, respeita o teu ser, analisa as tuas condições e tudo o que te rodeia. O segredo é veres-te como um ser único e respeitares-te e aos outros <3

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