ENTENDER AS 3 FASES DO STRESS

23-07-2017

O stress é uma resposta natural do nosso organismo a determinadas situações. Ao contrário do senso comum, o stress é essencial para a nossa sobrevivência.

Sabias que o stress em alguns casos é benéfico para nós? Porém, o que se ouve falar em stress atualmente, na verdade, são as consequências de uma exposição prolongada, e repetida, às várias situações que accionam esse mecanismo de defesa.

Na idade da pedra o stress foi responsável por manter os humanos sempre em estado de alerta, assim conseguiam reagir rápido a qualquer situação que lhes colocasse em perigo. Atualmente não é diferente, quando vamos atravessar a rua, e não prestamos atenção se algum veículo se aproxima, ao ouvirmos o barulho da buzina nosso organismo activa o stress, justamente para preparar o nosso corpo, e mente, para que possamos sair dessa situação de risco.

Apesar de ser um mecanismo essencial, o stress prolongado é prejudicial para a nossa saúde. A seguir ficarás por dentro das fases do stress, tipos e como evitá-los!

As 3 fases do stress

O stress causa uma série de alterações no nosso organismo. As modificações são tanto fisiológicas quanto psicológicas e abaixo serão detalhadas as suas 3 fases. Essas mudanças são importantes, pois garantem a rápida resposta às situações de perigo, depois a volta do organismo ao estado normal, e por último, a fase que seria um desgaste no qual o corpo não consegue reequilibrar.

1 - A fase de alerta é a primeira fase, pois ela ocorre quando se tem contato com o agente stressante. É nesta fase que o nosso corpo sofre alterações, que são uma série de mudanças que têm como finalidade preparar o nosso corpo para a fuga ou para a luta. Os sinais mais comuns são taquicardia, suor nas mão, aumento na pressão arterial, estado de alerta, entre outros.

2 - A fase de resistência do stress dá-se quando nosso organismo tenta se reequilibrar e voltar ao estado original. Aqui há uma utilização muito grande de energia, então são notáveis alguns sintomas como cansaço, mal estar generalizado, tonturas, formigueiro nas extremidades e também problemas com a memória. Quando o corpo reage à fase de alerta e consegue lidar com o factor stressante, não há sequelas, porém quando não consegue temos a terceira fase do stress.

3 - A última fase é a de exaustão. Neste cenário as defesas do organismo não conseguiram reequilibra-lo ao estado normal após o stress. É geralmente nesta fase que as doenças começam a aparecer. Seria uma forma inteligente de o corpo avisar que não está a conseguir lidar com a carga stressante. Há exaustão física e mental, insónias, ansiedade, irritabilidade, angústia e hipersensibilidade emotiva, entre outros sintomas e doenças.

Tipos de stress

O stress possui 3 classificações: stress agudo, stress acumulativo e stress pós-traumático.

Stress agudo é quando temos reações acentuadas para determinados acontecimentos que desencadeiam os mecanismos stressante. Esses sintomas são denominados agudos porque vêm com extrema intensidade e rapidez, porém em curta duração.

O stress acumulativo é quando somos expostos diariamente, e por várias vezes, às situações que desencadeiam os processos stressante, como tensão, estado de alerta, aumento na pressão arterial, entre outros. Essa exposição prolongada é responsável por desencadear uma série de doenças mentais e físicas.

O stress pós-traumático é quando o indivíduo apresenta perturbações e alterações físicas e mentais, após determinado acontecimento, seja ocorrido directamente com ele ou apenas presenciado. É uma resposta atrasada, consequente de uma situação traumática. Por exemplo: uma pessoa que presencia um acidente onde a sua vida ou a de alguém tenha entrado em risco, e após esse evento, quando ela recorda esse facto, são desencadeados sinais de stress como ansiedade, por exemplo.

A Metamorphoses dá muita importância a este tema, pois, é devido ao mesmo que grande parte dos nossos pacientes recorrem a nós, mesmo sem muitas vezes se aperceberem do mesmo. Cada vez mais as empresas devem entender este problema como endémico, e assim sendo, deverá ser combatido na própria empresa, criando mecanismos de alerta, evitando situações de descontrolo, como baixas médicas, baixas de produtividade, entre outras...

Como evitar e combater o stress

O stress é natural, e importante na vida de qualquer um, porém quando demasiado ele está relacionado a uma série de doenças. Hoje em dia nem precisamos estar em situação de perigo para ativar o stress. Os prazos cada vez mais curtos, o excesso de trabalho e a correria no cotidiano já são suficientes para nos deixar em estado de alerta.

A maioria de nós acaba passando quase um terço do dia no trabalho, e provavelmente ele proporciona o ambiente mais stressant que essas pessoas têm contato.