Exercício de respiração abdominal

10-09-2020

Como fazer respiração abdominal?


Nos últimos tempos muita gente me tem questionado acerca da respiração abdominal, então aqui vai informação extra que te vai ajudar imenso.

Sim, este tipo de respiração é muito usado no yoga, aliás, esta técnica é algo que perdemos com o passar dos anos, porque quando nascemos é assim que respiramos!

Bom, mas para conseguires dominar a respiração abdominal ou diafragmática, pode levar algum tempo e dedicação, no entanto não é nenhum bicho de sete cabeças. Caso pratiques com regularidade pode fazer com que, com o tempo, aconteça de forma natural.

Então segue estes passos para praticares a respiração abdominal:

  1.  Coloca-te em posição para meditar (sentada e com a coluna recta). No entanto podes também praticar enquanto estás deitada na cama ou no chão, mas com a atenção de que a coluna deve estar o mais direita possível)
  2.  Coloca uma mão no peito, mesmo em cima do tórax.
  3.  Coloca a outra mão em cima do abdómen, na zona que está logo acima do estômago.
  4.  Inspira suavemente pelo nariz enquanto contas até 2. Se o fizeres corretamente, a mão que está no abdómen tem que ir subindo, enquanto que a que está no peito deve permanecer imóvel.
  5.  Expira de preferência o ar pelo nariz, se preferires podes fazê-lo pela boca juntando os lábios de maneira a ficarem quase fechados. Conta até 4 enquanto vais soltando o ar e sentindo como o seu estômago volta a afundar.
  6.  O facto de inalares enquanto contas até 2, e expirares contando até 4, ajuda a manter a tua respiração equilibrada e tranquila.

* Este exercício de respiração pode ser visto também como prática meditativa, então eu vejo como um 2 em 1.

Faz este exercício pelo menos 4 vezes por dia durante alguns minutos, tenta ir aumentando o tempo e o número de vezes até começares a fazê-lo automaticamente no dia a dia.

Se tiveres mais dúvidas ou questões não hesites em contactar-nos