Massagem Terapêutica ou Massagem de Relaxamento?

03-01-2018

Muitas pessoas associam a massagem às férias ou ao SPA, considerando-a, muitas vezes, um luxo. Contudo, esta técnica Milenar pode fazer muito mais pela nossa saúde e bem estar do que se possa imaginar!Hipócrates (460 a 377 a.C.), considerado o pai da medicina, já utilizava a massagem como uma ferramenta terapêutica nos seus pacientes.

O poder do toque e as manobras realizadas na massagem são capazes de fortalecer o sistema imunológico do corpo, responsável pela nossa defesa contra as doenças.Durante uma sessão de massagem, o cortisol, hormona libertada pelo organismo quando ficamos stressados, sofre uma redução considerável, o que ajuda muito a combater o stress da vida moderna. Por outro lado, regista-se igualmente um aumento da dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, o que explica a sensação de relaxamento e bem-estar após uma sessão de massagem.

Mas então, o que distingue a Massagem Terapêutica das restantes massagens?

A Massagem Terapêutica consiste em aplicar manualmente ou sistematicamente manobras metódicas ao tecido corporal. Estas manobras podem passar por aplicar pressão, posicionar e mobilizar os tecidos moles do corpo, recorrer a ferramentas palpatórias para avaliar e aplicar a massagem, etc. É por isso um conjunto de manobras mais dedicadas ao tratamento e prevenção de traumas ou lesões nos músculos, tendões e ligamentos.

Os seus benefícios são inúmeros:

- Diminui a dor 

 - Diminui o edema 

 - Diminui os índices de stress 

 - Aumenta a mobilidade 

 - Aumenta a flexibilidade 

 - Aumenta a drenagem linfática e melhora a circulação sanguínea 

 - Aumenta a sensação de bem-estar 

 - Aumenta o estado geral de relaxamento

- Aumenta a amplitude de movimento