OS EFEITOS DAS EMOÇÕES NEGATIVAS NA SAÚDE

19-08-2017

A conexão entre corpo e mente é muito poderosa e embora não possa ser vista a olho nú, os efeitos que a mente pode ter sobre o seu corpo físico são profundos. Não há dúvidas que uma atitude mental positiva resultará num estado físico e emocional saudável. 

Pense naquele momento em que o seu coração esteve acelerado com a antecipação, o medo ou aquele sentimento que faz o estômago revirar - repare como o resultado dos pensamentos e emoções são imediatos no corpo físico. 

Os seus pensamentos e sentimentos estão relacionados a diferentes enfermidades, quando você fica doente, o seu corpo está a alertar que a sua maneira de pensar (consciente ou inconsciente) e viver está fora de sincronia com o que é benéfico para o seu próprio ser. À primeira vista pode não fazer sentido porque nós fomos educados a desvincular as emoções, a olhar para fora de nós mesmos, mas essa é a maior verdade que podemos e devemos (re)aprender. Através da doença, o seu corpo pede para que encontre equilíbrio e harmonia, observando a si mesmo e o ambiente que está vivendo, é um processo de aprendizagem e crescimento. 

As nossas emoções e experiências são essencialmente energia e elas podem ser armazenadas na memória celular. O gráfico a seguir foi baseado no livro "Cure seu Corpo" de Louise Hay, nele são demonstrados como certos padrões de pensamentos e atitudes afectam o nosso corpo:

Gráfico da dor emocional
Gráfico da dor emocional



Áreas da dor e prováveis causas

Pescoço: Inflexibilidade, recusa em ver outros lados da questão; teimosia. 

Ombros: Representa nossa habilidade em suportar experiências da vida de maneira alegre. Fazemos da vida um fardo através da atitude. 

Coluna: Representa suportar a vida. Superior: Falta de apoio emocional. Não se sentir amado ou reter amor. Meio: Culpa. Sentindo-se preso ao passado. "Saia das minhas costas". Inferior: Medo de dinheiro. Falta de suporte financeiro. 

Cotovelos: Representa mudança de direcção e aceitação de novas experiências. 

Punhos: Representa o movimento e a facilidade. 

Bacia: Medo de tomar decisões maiores. Nada o faz movimentar-se. 

Joelhos: Orgulho, teimosia e ego. Incapacidade de dobrar-se. Medo e inflexibilidade. Não deixar ir. 

Tornozelo: Inflexibilidade e culpa. Tornozelos representam a capacidade de receber prazer. 

Joanetes: Falta de alegria em viver experiências na vida. 

Como funciona

O que acontece ao nosso corpo é reflexo do nosso mundo interno. É possível trazer à consciência e integrar a mente ao corpo quando se está atento à vida e presente em si mesmo. A sua mente e seu corpo estão conectados e fazem parte de um único sistema. Através de uma mente sã você gasta menos energia durante o dia e pode usar esta energia acumulada para construir a vida que ama. Encontre o seu equilíbrio. 

Outras ligações

Artrite: Não se sentir amado. Crítica e ressentimento. 

Fraturas: Rebelião contra autoridades. 

Bursite: Raiva reprimida. 

Inflamações: Medo. Pensamento negativo. 

Dor na articulações: Representa mudanças na direcção da vida e a facilidade desses movimentos. 

Perda de peso: Pensamento disperso, não está centrado. 

Dor ciática: Hipocrisia, medo do dinheiro ou do futuro. 

Hérnia de disco: Indecisão, sentimento de falta de apoio. 

Torção: Não se quer mover numa determinada direcção da vida. Raiva e resistência. 

Fraqueza: Necessidade de um descanso mental. 

Comece a observar como reage ao mundo, pois, a sua própria perspectiva diante de uma situação tem o poder final sobre o seu corpo. Caberá a si escolher entre permanecer negativo através de pensamentos destrutivos ou ter uma atitude mental positiva e lidar directamente com os desafios através de um estilo de vida saudável e equilibrado.