Porque ocorre a dor ciática?

01-09-2017

A dor ciática não é uma doença, mas sim um síndrome de uma condição médica subjacente que pode estar a causar irritação do nervo ciático - o maior do corpo humano. 

Ocorre quando uma ou mais raízes nervosas localizadas na região inferior da coluna vertebral, nomeadamente na região lombar são comprimidas e irritadas, desencadeando dor na região lombar com ou não irradiação da mesma pela face posterior da perna abaixo até à base do pé, dependendo do grau de compromisso das respetivas raízes nervosas.


MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS 

Dor moderada ou aguda na parte inferior do ráquis, nádegas e/ou nos membros inferiores (perna e pé).Dormência, sensação de formigueiro e fraqueza ou dificuldade para mover a perna ou pé. Pessoas que sofrem deste tipo de dor manifestam na maior parte dos casos dificuldade em dormir, principalmente devido à falta de suporte adequado na região lombar inferior, o que faz com que a pressão da coluna vertebral irrite o nervo ciático. 

Recomendamos a leitura do artigo que aborda "As melhores posições de dormir". 

CAUSAS MAIS COMUNS SÍNDROME DO PIRIFORME

É a causa mais comum da dor ciática que envolve o músculo piriforme. Em episódios de espasmos ou contraturas musculares do mesmo, este comprime o nervo ciático originando por vezes a dor. 

PROTUSÃO E HÉRNIA DISCAL

O material exteriorizado dos discos intervetebrais poderá nalguns casos criar uma certa pressão sobre uma das raízes nervosas do plexo lombar, entre os quais se encontra o nervo ciático desencadeando a dor ciática. 

TRAUMATISMOS

Outra causa comum da dor ciática resulta de sucessivos traumatismo provocados pela prática de algumas modalidades desportivas mais violentas que provocam compressão nos nervos lombares. Estes praticantes estão mais propensao ao risco de virem a sofrer da dor ciática. 

ESTENOSE MEDULAR LOMBAR

Entre todas as causas ciática, estenose medular pode ser a mais comum entre os mais idosos. A dor é geralmente postural. Isto significa que atividades como corrida ou caminhada pode trazer dor, mas pode ser aliviada ao sentar. 

ESPONDILOLISTESE

É um distúrbio em que uma vértebra desliza sobre uma vértebra adjacente. Sempre que isso acontece, a raiz do nervo espinhal é comprimido e geralmente resulta em dor ciática na perna. Dentre as causas ciática diferentes, espondilolistese é desenvolvimento. É uma doença que se inicia no nascimento e progride durante a infância. Também pode ser adquirido a partir de trauma, stress físico (como musculação), ou degeneração espinhal.